“Que bom é estar aqui…”
“Que bom é estar aqui”… Estas foram as palavras que pessoalmente me marcaram na homília, e que agora tomo como minhas.
Que bom é estar aqui, para poder festejar mais uma grandiosa festa em honra ao Divino Salvador, o patrono deste agrupamento.
A festa vestiu-se de azul, castanho e amarelo, estas cores em forma de flores alegraram todo o espaço em volta da nossa igreja, e foi daqui que partimos no domingo de manhãzinha com o sol a brilhar rumo à casa da Juíza, onde tivemos o habitual “reforço” de pequeno-almoço, conversa em dia, próximo objectivo Missa Solene.
Com energias carregadas foi fácil voltar à igreja, agora acompanhados de toda a comitiva da comissão de festas.
“Que bom é estar aqui” saudosa frase, que para mim chega para descrever a nossa presença na casa do Pai, na Missa Solene, acompanhados pelos quatro belos andores; o anfitrião Divino Salvador, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima e o São Bento.
À tarde por volta das 16H decorreu as orações finais em honra ao Divino Salvador, seguida da Procissão.
“Em frente marche”, dada a ordem, tocaram os bombos, repicaram os sinos, rebentou o fogo, e a procissão saiu do adro, que seguiu percurso ladeada de pessoas, regressando à igreja com um organização bonita de se ver, com a presença de todas as “casas” religiosas da nossa paróquia.
O inicio do fecho desta festa foi marcado pelo desfile de Fanfarra do nosso agrupamento, como disse alguém: “o mundo parou para os ver”. Nem mais, para mim este é o maior e melhor espectáculo da festa. É fantástico ver a atenção que as pessoas mostram à nossa fanfarra, e volta e mais volta e volta e mais voltas que lá faziam, com uma coordenação pontual, as pessoas não arredaram pé até terminar. Caso para dizer, que sem esta parte a festa não seria a mesma.
Termino dando as felicitações à comissão de festa e uma boa sorte à comissão que se segue. (Se bem que a chefia desta festa não sai da chefia deste agrupamento…)
Uma canhota amiga, boas FÉRIAS.
Sandra Castro